Todas as coisas que amo deixo-as livres…se voltarem é porque as conquistei….se não voltarem é porque jamais as possui

Retratando a paz

          Um rei ofereceu um grande prêmio para o artista que melhor pudesse retratara idéia de paz.Muitos pintores enviaram seus trabalhos ao palácio,mostrando bosques aos entardecer,rios tranquilos,crianças correndo na areia,arco-íris no céu,gotas de orvalho em um pétala de rosa.

O rei examinou o material enviando,mas terminou selecionando apenas dois trabalhos.

        O primeiro mostrava um lago tranquilo,espelho perfeito das montanhas poderosas e do céu azul que o rodeava.

Aqui e ali se podiam ver pequenas nuvens brancas e, para quem reparasse bem,no canto esquerdo do lago existia uma pequena casa,com a janela aberta,a fumaça ,saindo da chaminé o que era sinal de um jantar frugal,mas apetitoso.

O segundo quadro tambem mostrava montanhas,mas estas eram escabrosas,os picos afiados e escarpados.sobre as montanhas,o céu estava implacavelmente escuro e das nuvens carregadas saiam raios,granizos e chuvastorrencial.

A pintura estava em total desarmonia com os outros  quadros enviados para o concurso.Entretando,quando se observava o quadro cuidadosamente,notava-se numa fenda da rocha enospita um ninho de passáro.Ali,no meio do violento rugir da tempestade,estava sentada calmamente uma andorinha.

Ao reunirsua corte,o rei elegeu essa segunda pintura como a que melhor expressava a ideia de paz.E explicou:

-Paz não é aquilo que encontramos em um lugar sem ruídos,sem problemas,sem trabalho duro,mas o que permite manter a calma  em nosso coração,mesmo no meio das cituações  mais adversas.Esse é o verdadeiro e único significado da paz.

Deixe um comentário